segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A Dança do Ventre e os 5 Elementos


Numa aula de Dança do Ventre são compartilhadas técnicas que nos re-conectam com uma dimensão de nós mesmas que fica soterrada no dia-a-dia. Cada aula é um encontro de celebração do feminino na consciência corporal, nos movimentos, e na música. Como nos antigos rituais em que as mulheres se encontravam para reverenciar as forças da Natureza, montando altares em que estavam representados Água, Terra, Fogo e Água, numa aula ou ensaio de Dança do Ventre também existe um movimento de harmonização interna dos elementos.

Ar - corresponde ao início da aula, através de exercícios de respiração; respirar nos conecta com o aqui-e-agora, além de preparar o corpo para realizar os movimentos com mais consciência; de acordo com Alexander Lowen, pai da Bio-energética, da oxigenação depende também o grau de prazer que experimentamos na vida.

Terra - corresponde ao alongamento, quando nos voltamos para nosso espaço interior, passando pelo portal concreto que é o nosso corpo; a respiração continua e "areja a terra", trazendo consciência, pouco a pouco, também para o nosso cotidiano.

Fogo - corresponde ao estudo da técnica propriamente dita, principalmente no que diz respeito aos quadris. O movimento pélvico faz despertar a Kundalini, energia sexual ascendente que se eleva em direção aos céus e renova o espírito.

Água - coresponde à dança livre, momento em que a bailarina deixa fluir todos os pensamentos e sentimentos em forma de poesia no espaço, até se perder no movimento, entregue à música; é quando desaparece o dançarino e permanece apenas a Dança, e nos sentimos menos sólidas, mais fluidas...

Éter - dentro de uma proposta meditativa, corresponde ao relaxamento final, quando voltamos nossa percepção para o nosso interior; a partir daí, as palavras já não alcançam mais a experiência; é o mergulho no silêncio, na eterna dança imóvel que se realiza no centro de nós; é o quinto elemento, contato com o amor em sua forma mais límpida - a consciência pura.

Nenhum comentário: