quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Estrutura da aula


A estrutura de uma aula de Dança do Ventre varia de acordo com cada professora, assim como a turma e a atmosfera em que se desenvolve esse encontro de mulheres consigo mesmas, umas com as outras e com a música. É muito importante que este seja um momento de respeito com o próprio corpo, um momento lúdico, mas também que possibilite a cada uma estar em silêncio - para que se conecte com seu coração e encontre sua verdadeira dança. Um encontro de duas horas de duração pode ser estruturado assim:

1) Aquecimento energético - preparação do espírito para a aula, quando desconectamos do espaço cotidiano e entramos em sintonia com nosso corpo, nossa respiração, estar presente.

2) Alongamento articular geral e específico da Dança do Ventre - preparação do corpo para os movimentos que envolvem pernas, quadril, tronco, ombros, braços, mãos, cabeça - ou seja, o corpo todo!

3) Técnica de Dança - movimentos praticados isoladamente e em pequenas seqüências, combinando diferentes grupos de movimentos, como os de quadril e braços, por exemplo, assim como giros, movimentos no solo, deslocamentos, e outros.

4) Instrumento usado na Dança - momento em que são estudados e praticados diferentes instrumentos como as taças (com velas acesas), o véu, os snujs, o bastão, o Chamadan, a espada, e outros.

5) Dança livre - momento em que se esquece um pouco a técnica, colocando a mente de lado e se entregando de corpo e alma à música. É esse o momento da alquimia (ler Osho: alquimia da dança, abaixo), em que "desaparece o dançarino e somente a dança permanece".

6) Alongamento final - hora de aprofundar o alongamento iniciado anteriormente, aproveitando o aquecimento muscular proporcionado pela dança, e de preparar o corpo para o próximo estágio do trabalho.

7) Relaxamento - técnicas de massagem, auto-massagem, respiração e visualização, compartilhadas no intuito de aprofundar o relaxamento, oásis no turbilhão do mundo, e facilitar o contato de cada uma com seu espaço interno de silêncio.

Nenhum comentário: