terça-feira, 11 de outubro de 2011

Snujs, Finger Cymbals ou Zills



O snujs são instrumentos de percussão árabe usados também pelas bailarinas. Característicos das danças ciganas do egito, da Raqs Sharq (Dança do Oriente) e do Tribal Americano, hoje encontram-se também entre instrumentos de orquestra e bandas de música como a Inquieto Facho, da qual fiz parte no início dos anos 2000.


Aqui está reunido um material da internet com os respectivos links para dar início aos estudos sobre este tema. Posteriormente pretendo compartilhar minhas notas sobre os artistas que se destacaram com os snujs, exercícios e sequências.


O material publicado por Jorge Sabongi, da Khan el Khalili-SP, a famosa “Casa de Chá” é o mais completo disponível na internet a respeito do tema:

“Os snujs são címbalos de metal, em número de quatro, que são tocados milenarmente por bailarinas orientais, durante suas apresentações de dança. Acredita-se que tenham mais de 5.000 anos. São feitos de latão (bronze). (...)
Os snujs dão vivacidade às apresentações. Despertam no público um sentimento, que eu pessoalmente acredito, está ligado à alma. É impossível não enriquecer uma dança se você toca de acôrdo e nos momentos certos. O som agudo propaga-se de uma forma absurda, pois é metálico. O som grave mexe com os batimentos cardiacos; o agudo da a sensação de entrar nas veias. “

Eu recomendo uma visita ao site com tempo e dedicação: http://www.khanelkhalili.com.br/snujs5.htm

Outros sites que também abordam os Snujs ou Zills:

“ Um antigo instrument de percussão asiático, normalmente usado por dançarinas. Pquenos címbalos geralmente presos ao dedão e dedo médio de ambas as mãos e batidos um no outro de acordo com um padrão rímtico específico. “ , do site http://dwp.bigplanet.com/saroyan/history/

“Um conjunto de snujs consiste em 4 pratinhos, dois para cada mão. O diâmetro mais comum é de 5 cm. Os tamanhos e formatos dos snujs definem diferenças de tom e altura do som.
Snujs para apresentações são variados e podem ser brilhantes, foscos, lisos ou enfeitados. As bailarinas hoje em dia usam elásticos para prender os snujs nos dedões e dedos médios de ambas as mãos. Os snujs profissionais têm duas aberturas em cada pratinho para afixar o elástico. Os snujs decorativos como os vendidos a turistas têm apenas um.
Os sjus podem ser tocados de várias formas para produzir um som de sininho ou um “clack” mais seco. Existem vários ritmos em Dança do Ventre que podem ser transpostos para os snujs.
•E-D-E (tá-cá-tá)
•E-D-E-D-E-D-E.....
•Báladi – EE-EDE-E-EDE (dum/dum/tek-a-tek/dum-tek-a-tek)”

Do site: http://en.wikipedia.org/wiki/Zill

Nenhum comentário: