quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Expoentes dos Snujs

Entre os inúmeros artistas que se destacam nessa habilidade específica da Música e Dança árabes, reuni aqui os que mais admiro e que contribuíram diretamente para o meu desenvolvimento.

São eles:
Morocco (Carolina Varga Dinicu), bailarina, professora e coreógrafa norte-americana cuja técnica se diferencia pelos toques "dobrados" (por exemplo, ta-kaka-tá, em vez de ta-ka-tá. Tive a oportunidade de ter aulas com essa grande expoente da arte, no Ayuni Studio, em Brasília. Quando a vi dançar pela primeira vez, minha respiração parou...eu simplesmente não sabia que era possível! Para visitar o site de Morocco (NY) clique no link da barra lateral.

Jorge Sabongi, provavelmente o artista que mais contribuiu para o desenvolvimento dessa especificidade entre as bailarinas brasileiras,ensinando e compartilhando seus conhecimentos, exercícios e experiências no site da Khan el Khalili (citado abaixo). Para visitar o site da Khan el Khalili clique no link da barra lateral.

Ansuya Hathor, bailarina, professora e coreógrafa norte-americana cuja técnica impressionante e incomparável inspira artistas do mundo inteiro, principalmente graças à sua participação no espetáculo Bellydance Superstars. Tive a oportunidade de assistir a uma apresentação sua no Scalla-Rio: inesquecível. Uma frase que ela disse no Workshop e que me acompanha em meus estudos diários: "A Dança do Ventre é uma expressão de liberdade." Facebook: Ansuya Hathor

Nájua, bailarina brasileira radicada no México, a primeira que vi dançar tocando snujs. No Ayuni Studio, em Brasília, tive a oportunidade de fazer workshops específicos de snujs com essa grande expoente, e nos anos que se seguiram, de colocar em prática seus preciosos ensinamentos. Para visitar o site de Nájua clique no link da barra lateral.

Íris, professora, bailarina e coreógrafa de Brasília, e também da Casa de Chá (Khan el Khalili-SP). Uma amiga querida com quem aprendi muito, me inspiro sempre, e cujo trabalho diferenciado reflete a dedicação com que abraça esta arte. Sua dança é fruto, aos meus olhos, não apenas de seu esmero técnico, mas também de sua experiência como bailarina na Índia e de seu trabalho espiritual. Íris é professora no Ayuni Studio, em Brasília, cujo link você encontra na barra lateral.

Nenhum comentário: