quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Seqüências de estudo de Snujs (Finger Cymbals ou Zills)

Compartilho abaixo uma sequência de alongamento, preparação técnica, massagem e ralaxamento que sigo ao estudar Snujs e recomendo às minhas alunas. A princípio, seguindo a orientação da bailarina, professora e coreógrafa Nájua, estudando somente o instrumento. Depois, tocar o instrumento caminhando. E, um pouco mais para frente, tocar dançando.

A lendária Morocco recomenda que se estude primeiro com qualquer música que não seja árabe,para depois escolher uma música e estudar a melhor maneira de interpretá-la com os Snujs. Quando danço com snujs, escolho uma música que me dê vontade de tocar, deixo que a música vá me sugerindo as principais marcações, observo o refrão, que (quase) sempre acompanho, e escolho algum momento da música para não tocar e, assim, descansar um pouco os meus dedinhos e os ouvidos da platéia!

Jorge Sabongi, no site da Khan el Khalili (obrigatório para quem quer dominar este instrumento), recomenda que a bailarina toque primeiro com músicas pop árabe (modernas). Sempre segui esta recomendação, inclusive somando a ela a orientação para shows da Nájua, de que a segunda música (entre a clássica e o solo de derbak no final) pode ser uma moderna com snujs.

Se você tem algum problema no pescoço, ombros, cotovelos, braços, ou nas mãos, consulte o seu médico antes de experimentar essa sugestão de estudo. Mesmo quem não está sentindo nenhuma dor deve fazê-la da maneira mais consciente possível.
Espero contribuir assim para tornar a sua dança mais rica. Os tempos são a minha proposta para um estudo de 45 min de duração. De forma responsável, você pode ficar um pouco mais ou um pouco menos em cada estágio. Bom estudo!

1. Alongamento (10 min)
Circular de pescoço
Muscular nas 4 direções e nas diagonais frontais
Circular de ombros
Circular de braços
Circular de cotovelos
Circular de pulsos
Musculares de braço: cotovelo pra cima, br pela frente do corpo, esticado com palma pra frente dedos pra cima e para baixo, entrelaçar, esticar e puxar um pulso
Munheca para baixo
Alongar dedo por dedo, cabaninha
Circular um dedo de cada vez (independência dos dedos)

2. Nestas sequências para estudo, uma técnica preparatória para os ritmos (20 min; E significa mão esquerda, D significa mão direita e J significa as duas juntas:
a. E-D-E-D-E-D-E..
b. E-DD-E-DD-E-DD-E...
c. J-J...
d. E-D-E ...
e. E-DD-E ...
f. E-D-E-D –E ...
g. E-DD-E-DD-E
h. E-D-E-D –J...
i. E-DD-E-DD –J
j. E-E ...
k. J-E / J-D-E ...
l. J-E / J-DD-E ...
m. J-J / E-D-E ...
n. J-J / E-DD-E ...
o. E / E-D-E ...
p. E / E-DD-E ...
q. E-D-E-D-E-D / E-E...
r. E-DD-E-DD-E-DD / E-E...
s. E-D-D / E-D-D...
t. E-D-D / E-D...

3. Massagem (5 min)
Com uma mão, envolver completamente dedo por dedo, girando para um lado e para o outro
Apertar deslizando da base até a ponta de cada dedo.
Entre os dedos
Ponto especial no dedão (ajuda a diminuir a cólica e faz funcionar o intestino; não faça se você estiver grávida)
Pulseira: fechar dedão e dedo médio ao redor do pulso da outra mãoe puxar uma pulseira imaginária da mão em direção ao cotovelo, mas apenas sobre o pulso.
Alongamentos rofundos do pulso e ante-braço usando o chão (técnica circense)
Uma mão puxa ligeiramente a outra na altura do pulso. Aproveite para massagear também os ombros e o pescoço!


4. Relax (mínimo 10 min) – sentar-se de olhos fechados numa posição confortável com os braços apoiados dos joelhos ou alguma superfície, palmas para cima, e testemunhar o corpo, as emoções e os pensamentos, sempre se ancorando na respiração.

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