quinta-feira, 22 de julho de 2010

Ma'at ~ deusa egípcia da Verdade e da Justiça



Os antigos egípcios acreditavam que existe uma ordem intrínseca a tudo no Universo, que funciona de forma regular e previsível. Assim como nos ciclos do Universo percebe-se um ritmo constante, na esfera moral a pureza é recompensada e as más ações, punidas. Tudo no Universo está em equilíbrio perfeito, havendo uma correspondência entre a natureza e a sociedade.
As divindades egípcias não eram adoradas como entidades imortais. Eram ideais e qualidades que todos deveríamos honrar e praticar. A deusa Ma’at personificava a verdade e a pureza de intenção. Todos deveriam viver harmoniosamente de acordo com ela, em sintonia com a sociedade e a natureza. Viver assim seria fonte de alegria, e o contrário traria o infortúnio.
Ma’at é representada na forma de uma mulher em pé ou sentada. Ela carrega o cetro numa mão e a cruz egípcia Ankh (que simboliza o sopro da vida) na outra. Em algumas imagens ela é representada com um par de asas atrelado aos seus braços. Um símbolo de Ma’at é a pluma de avestruz, que aparece sempre na cabeça da deusa (e às vezes, até mesmo em lugar da sua cabeça).
Seu nome queria dizer, literalmente, “verdade”. Ela era a personificação da verdade, da ordem, do equilíbrio e da justiça. Era a harmonia, aquilo que era correto, as coisas como devem ser. Se não fosse por Ma’at, o Universo mergulharia novamente no caos.
Para os egípcios, as forças da Natureza funcionavam de acordo com a ordem da criação. Por isso, Ma’at também era a personificação do poder regulador das estrelas, das estações, e das ações tanto dos deuses quanto dos mortais. Ela separou o Universo do caos por meio da ordem, no momento da criação.
Ma’at não existia até que Ra emergiu das águas de Nun (divindades do Caos). Era descrita como filha de Ra, mas no Egito antigo acreditava-se que, sem ela, Nun tomaria o Universo de volta para si. Por essa razão, é citada em algumas fontes como a divindade mais importante de todas. Uma de suas atribuições era ajudar a guiar o deus-Sol Ra em sua jornada pelos os céus, determinando o curso da barca solar a cada dia. Em alguns escritos ela aparece viajando dentro do barco com ele, apontando-lhe a direção.
Como deusa da verdade, da justiça e da harmonia, era esposa de Thoth, deus da sabedoria, uma vez que é necessária sabedoria para se encontrar a verdade e a justiça. Os atributos de Ma’at e Thoth são os mesmos. Assim, comoThoth pode ser interpretado como representação do Logos de Platão, Ma’at pode ser vista como uma expressão da Sabedoria Divina.
Juntos, Ma’at e Thoth participavam da cerimônia de Pesagem do Coração. No antigo Egito acreditava-se que o coração é o centro da mente e da vontade.
Com a pena da verdade, eles pesavam as almas que chegavam ao subterrâneo Salão de Julgamento. A pluma era colocada num prato da balança e do outro, o coração. Se o coração fosse mais pesado do que a pluma, o morto era devorado pela deusa do inferno, Ammut.
A pena de Ma’at era uma pluma de avestruz, que aparece nos desenhos sendo usada na cabeça pela deusa. Nos antigos tribunais egípcios a pena era concedida pelos juízes àqueles que ganhavam a causa nos tribunais. Os Faraós eram obrigados a prometer que governariam de acordo com Ma’at, garantindo que as Leis do Criador seriam mantidas na sociedade.
A pena de Ma’at era a medida que determinava se as almas (cuja morada é o coração) iriam para o paraíso. Alguns autores compreendem a pena de como alusão ao vôo, à libertação deste mundo, e à elevação do ser.
Em diversas tradições antigas, a pena aparece também associada ao trabalho e a meditação, ligando o mundo físico da criação visível ao mundo abstrato das idéias. Nesse sentido, é a pena mergulhada em tinta dos poetas e escribas. Nas mãos dos Xamãs americanos, as penas são usadas nos rituais de limpeza e cura. Como símbolo encontrado em toda parte do Egito (túmulos, paredes e colunas dos templos), a pluma transmite a idéia de que “a verdade existirá”.
Fontes:
www.starnews2001.com.br/egypt/maat.htm
www.institutomaat.com.br/port/porque.htm
pt.wikipedia.org/wiki/Maet
en.wikipedia.org/wiki/Maat
www.touregypt.net/godsofegypt/maat2.htm
www.egyptianmyths.net/maat.htm
gwydir.demon.co.uk/jo/egypt/maat.htm